A região entre as serras do Camara e do Apodi era habitada por diversas etnias tapuias como os paiacus e carati,[8][9] antes da chegada da bandeira de Morais de Navarro e de famílias procedentes de São Bernardo das Russas, fugitivas da seca dos Três Setes (1777).
Com a chegada destas famílias e da Missão dos Santos Cosme e São Damião, ao redor da capela de Nossa Senhora da Conceição, fundada por Manuel Pereira, surgiu o povoado que hoje chama-se Iracema.
Iracema Ceará - CE
Histórico
Em 1830, a atual cidade de Iracema não passava de simples fazenda, com pouco mais de uma dezena de pequenas habitações onde residiam os sitiados, os moradores que viviam do amanho da agricultura e do labor do pastoreio. Chamou-se, inicialmente, de Quixó-Açu, depois de Quixoxó e por fim Caixa-só.
Com o correr dos anos, o pequeno lugarejo foi progredindo, surgindo então a necissidade natural da ereção de uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, que serviu de marco natural na conquista e no povoamento do lugar.
De acordo com os dados do Censo de 1892, Iracema já possuía nessa remota época, uma população superior a dois mil habitantes.
Em 1890, de conformidade com o decreto nº 53, com data de 30 de agosto do ano citado, a povoação foi elevada à categoria de vila, e a sua denominação mudada para vila de Iracema, numa homenagem à personagem do romance Iracema, do ilustre escritor cearense José de Alencar.
Gentílico: iracemense
Formação Administrativa
O distrito de Iracema foi criado por lei Provincial N° 13, de 20/09/1842.
Através do decreto N° 53, de 30/08/1890 foi elevado a categoria de vila.
Foi extinto em 1920, pela Lei N° 1.794, de 09 de outubro e restaurado no dia 19 de outubro de 1926, com a publicação da Lei N° 2.428.
Em 20/05/1931, por força do decreto N°193, Iracema foi novamente extinto e agora passando seu território aos domínios de Jaguaribe.
Só em 22/11/1951, de acordo com a Lei Estadual N°1.153, que fixou a divisão territorial,política e administrativa do Ceará, Iracema voltou a conquistar sua autonomia política, sendo instalado oficialmente no dia 25/03/1955
Pela lei estadual nº 6.878, de 13-12-1963, é criado o distrito de Canindezinho e anexado ao município de Iracema.
Pela lei estadual nº 6.778, de 13-12-1963, é criado o distrito de São José e anexado ao município de Iracema.
Pela lei estadual nº 6.883, de 13-12-1963, é criado o distrito de Ema e anexado ao município de Iracema.
Pela lei nº 473 , de 19/11/1999 , é criado o distrito de Bastiões e anexado ao município de Iracema.
Hoje o município é constituido de quatro distrito: Sede, Ema, São José e Bastiões.
Fonte
IBGE - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros
Pelosi Falcão, Márlio Fábio
Ciará Terra do Sol - Genealogia e Toponímia dos Municípios Cearenses, Fortaleza; Gráfica Folha - 1999
Sampaio Filho, Dorian
História dos Municípios do Ceará, Fortaleza; RBS editora - 2003
O principal evento cultural é festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição, cuja data é comemorada em em 08 de dezembro e a de Santa Margarida de alacoc no distrito Ema, no dia 16 de outubro, a de Nossa Senhora do Carmo na Vila dos Bastiões no dia 16 de julho. Chama atenção também o carnaval da cidade, que apesar de ser pequena, atrai pessoas de toda a região do Vale do Jaguaribe. Devido as chuvas, o carnaval torna-se ainda mais interessante pelo fato da tradicional "sangria" do açude Ema, situado no Distrito Ema. A "sangria" como é chamada na região, é o fenômeno que ocorre quando o açude enche e transborda, favorecendo os agricultores da região e aqueles que sobrevivem da pesca, bem como os foliões que vão se refrescar nos balneários que rodeiam a cidade de Iracema.
A administração municipal localiza-se na sede: Iracema.[7] / Iracema é administrado pelo Prefeito José Juarez Diógenes Tavares.
Câmara de vereadores: presidida por Antônio Erivaldo Magalhães Moura.
O topônimo "Iracema" é uma alusão à personagem "Iracema", da obra literária homônima de José de Alencar. Sua denominação original era Quixoaçu, depois Quixoxó, Quixoçó, Caçocê, Caixapó, Caxocó e Vila de Iracema, e, desde 1990, é Iracema.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?